Era uma vez, em um reino nem tão distante assim e que conhecemos muito bem, numa vila cheia de empreendedores pirados que não sabiam bem o direcionamento que seu negócio deveria tomar.
Nessa vila, vivia a Bianca, uma empresária que resolveu abrir seu negócio de papelaria personalizada. Durante 2 anos foi crescendo de forma desorganizada, achou que para dar certo precisava agregar diversos serviços e vender todo tipo de produto; falava sim para todo e qualquer cliente que entrava em sua loja, mas se alguém perguntasse a ela qual produto ela vendia que era mais lucrativo, ou se algum serviço gastaria mais horas de trabalho do que ela conseguiria agregar em seu lucro, ela não sabia responder.
Conhece alguém assim? Está cheio de “Biancas” por aí, e ela pode ser você ou mesmo, eu!
Essa análise do negócio faz parte das indagações sobre o seu mix de produtos e é parte da estratégia de branding da sua empresa. Sobre o que ela faz, porque ela faz, como faz. Isso ajuda a dar clareza nos seus processos e ajuda a olhar para quem é o seu cliente ideal e quem não é.
É ter clareza de quem nós somos, o que fazemos e para quem fazemos.
Se eu te perguntasse essas questões hoje, você saberia responder?
Então, te faço um convite para exercitar esse seu lado gestor: sentar e analisar pontos do seu negócio.
- Faça uma lista dos produtos/serviços que você oferece;
- Você trabalha com um nicho específico de mercado?
- Qual produto do seu portfólio é mais difícil de produzir? Ou, qual serviço do seu portfólio é mais difícil de executar?
- A balança custos x lucro está equilibrada? Esses produtos valem a pena ser produzidos?
E aí, como você se saiu? Conseguiu responder todas as questões? Comente aqui embaixo como foi para você e se esse exercício te trouxe alguma clareza!
Quer falar melhor sobre as estratégias da sua marca? Vem conversar com a gente!