Essa polêmica vai longe, e costuma inflamar as rodas de conversa.
Mas vamos ser sinceros, com tantas ferramentas disponíveis hoje, seria bobo quem não usasse todas que pudesse para alcançar melhores resultados, não é mesmo? Então, longe de mim estar aqui para falar mal do Canva. Vim apenas ressaltar alguns pontos de atenção que você deve ter ao usá-lo, se o seu projeto final for impresso.
- Resolução: caso você não conheça as especificações corretas para realizar a sua impressão, pode criar projetos no Canva com resolução inadequada. Isso vai resultar em uma qualidade de impressão ruim, imagens borradas ou pixeladas. Verifique se a tela de criação está no tamanho final da impressão, isso já ajuda bastante o resultado final.
- Cores e perfis de cores: é fundamental entender a diferença entre os espaços de cores RGB (utilizados para exibição em tela) e CMYK (utilizados para impressão). O Canva trabalha principalmente com o espaço de cores RGB, o que pode resultar em discrepâncias nas cores ao imprimir o projeto.
- Formatos de arquivo: a melhor forma de exportar seu projeto para que ele mantenha a resolução adequada, é em PDF. Exportar como JPG ou PNG pode ser uma cilada, principalmente se você for enviar esse arquivo pelo whatsapp. Ele ficará com a resolução cada vez menor.
- Limitações de personalização: Embora o Canva tenha muitos recursos e modelos prontos, ele pode ser limitado em termos de personalização avançada para projetos de impressão. Se o seu projeto precisar de uma faca de corte especial, por exemplo, o ideal é você fazer o fechamento correto desse arquivo em um software mais sofisticado de criação.
Por essas razões, acredito muito que o Canva é uma excelente ferramenta, que irá te auxiliar no dia a dia. Mas caso deseje uma criação mais personalizada, com materiais gráficos de qualidade, procure um profissional de design gráfico, que irá te ajudar em todo o processo. Desde a criação de logotipos e identidades visuais até a concepção de flyers, cartazes, cartões de visita e muito mais.
A Amarelo Limão pode ser a sua aliada para transformar ideias em designs atrativos e profissionais. Em estreita colaboração com você para entender suas necessidades, objetivos e preferências, garantindo que cada projeto seja personalizado de acordo com sua identidade e estilo.
Então, se você está procurando um profissional qualificado e apaixonado por design gráfico, estamos à disposição para orçar o seu projeto, da criação ao impresso 😉
www.amarelolimao.art.br
4 comentários sobre “Canva: um aliado ou um vilão?”
Nossa, não sabia desses detalhes do canva! Muito bom.
Que bom que gostou das informações! Imagina imprimir um material, gastar sua verba para materiais gráficos, e receber um material cheio de problemas.. Sentimento de decepção é muito grande. É sempre bom sabermos as limitações de cada ferramenta que usamos.
Eu adorei as dicas, uso o canva para conteúdos em Redes Sociais e precisamos de muita atenção na hora de fechar o arquivo! Amei!
Isso aí Ka. A gente pode tudo, mas sempre de olho pra usar o melhor de cada ferramenta. E seus materiais são incríveis! ❤️