Você sabia que criar um nome para sua empresa não é só o registro dela com o CNPJ, e muito menos a compra do domínio na internet?
Só é dono de uma marca, quem faz seu registro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), uma autarquia federal que faz o registro de marcas e patentes no país, garantindo a proteção dos direitos de propriedade intelectual. Ao registrar uma marca no INPI, o titular obtém exclusividade sobre o uso e exploração comercial dessa marca.
Esse registro te dará proteção quanto ao nome que você utiliza, gerando autenticidade e unicidade no seu mercado de atuação. Evita que um concorrente use o mesmo nome, ou um nome parecido ao seu.
Agora, cuidado, se você é quem estiver usando o nome de uma empresa, na mesma área de atuação, saiba que se ela tiver a marca registrada, a empresa poderá te notificar judicialmente, e posso garantir, isso não sairá barato!
Imagina agora se você já criou o seu site, a fachada da sua loja, já gastou com materiais gráficos para fazer sua divulgação, e de repente descobre que não pode mais usar o nome que escolheu? Baita prejuízo e frustração, não é mesmo?
Por isso, programe-se corretamente e escolha um profissional que irá te auxiliar nessa criação, com os olhos voltados para a estratégia que deseja alcançar. E claro, registre esse nome com um advogado especializado, que irá te ajudar em todo esse processo!