Se você está abrindo sua empresa agora e está buscando um designer para produzir apenas um logotipo para você, talvez você ainda não tenha enxergado o potencial da sua própria marca.
Não se ofenda, não estou aqui para machucar ninguém. Mas, vamos contextualizar para que isso faça mais sentido para você?
O logotipo é apenas uma das partes que o cliente vai enxergar no seu projeto. É a famosa ponta do iceberg. Mas se o restante da sua comunicação não fizer nenhum sentido, não tiver conexão, esse logo não fará nenhuma diferença para ele.
Ah, mas eu estou só começando, não preciso de muita coisa agora. Posso até concordar com você! De verdade! Abrir um negócio no Brasil pode ser complexo, cheio de desafios, taxas a serem pagas e investimentos a serem feitos. Mas, quando você pensa na sua marca desde o início, na estratégia que ela terá, te garanto, você economizará mais a longo prazo, já que não vai ter o trabalho de refazer o que já foi construído.
Para construir uma marca, é muito importante pensar no seu posicionamento, nos seus diferenciais, nos valores atrelados a sua marca. Como você vai se comunicar com seu cliente, que o diferencie dos seus concorrentes?
E todos esses pontos não são claros apenas com o logotipo. É preciso expandir essa comunicação para uma identidade. O seu DNA de marca!
Fez mais sentido agora?
Então fala para mim, o que você tem feito para construir esse DNA e fazer sua marca ser marcante?
Aproveite para ler esse texto sobre o seu mix de produtos. Pode te dar mais claraza também para construir seu portfólio de produtos/serviços: Tenha clareza nos negócios: direcione sua estratégia de marca e mix de produtos!